Páginas

quarta-feira, julho 20, 2011

A VERDADEIRA IGUALDADE NA MAÇONARIA

Contrariando regras retrógradas e discriminatórias criadas no passado, nas quais se proibia ingresso de mulheres e deficientes físicos no seio da Maçonaria, o Grande Oriente Maçônico Pan-americano - GOMP, aceita em igualdade de condições SERES HUMANOS, dispostos a trabalharem por um Mundo melhor e mais justo. Um exemplo claro desta conduta e a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Connaissance nº 04, jurisdicionada ao GOMP e situada no Oriente de Lenz - França. Abaixo imagens com alguns dos membros da Loja:



7 comentários:

  1. É promover o bem estar da Pátria e da Humanidade, levantando templos à virtude e cavando masmorras ao vício.

    ResponderExcluir
  2. Nesta conduta observa-se a verdadeira MAÇONARIA, até porque, é inacreditável como a maçonaria que se diz "DENTRO DA LEI", leia-se não espúria, pode afrontar a "Declaração Universal dos Direitos Humanos", a ONU, a maioria das Constituições dos países democráticos, incluído o Brasil, e apontar o dedo dizendo que as Lojas e Potências que seguem as Normas Legais Vigentes no mundo e nos países democráticos, são irregulares e espúrias. Realmente está na hora destes irmãos despertarem. Não é necessário que se diga da existência de mulheres em altos escalões e cargos governamentais e nem de pessoas portadoras de necessidades especiais simplesmente geniais.

    Lucas 6:41-42
    "E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?
    Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.

    ResponderExcluir
  3. O verdadeiro pensamento maçom sendo colocado em prática, o excelso do homem é atingido quando existe o esforço e o desejo pela elevação da humanidade com amor desapegado e olho na justiça

    ResponderExcluir
  4. É o fim do Landmark 18!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças ao G.´.A.´.C.´.D.´.U.´.!
      É o fim do Landmark XVIII e o fim dos maçons "Vira Latas", apelido dado aos Maçons brasileiros pelos maçons Ingleses.
      Maçonaria independente é a que melhor pratica a verdadeira e pura maçonaria.
      Triple Abbraccio.´.

      Excluir
  5. O Landmark 18 é a expressão máxima do segregacionismo e da desigualdade, tudo o que deve ser ferrenhamente combatido pelo verdadeiro maçom!
    Parabéns aos IIr.'. do GOMP!
    Em meu blog postei um artigo correlato: http://anavalhadepoda.blogspot.com.br/2012/03/igualdade-na-maconaria-deficientes.html
    (segue)
    IGUALDADE NA MAÇONARIA - DEFICIENTES FÍSICOS E O LANDMARK 18.

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seus artigos iniciais, nos fala que:
    · Artigo 1° - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
    · Artigo 2° - Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.
    · Artigo 3° - Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
    Em contra-partida, na compilação de Landmark de Albert Gallatin Mackey (1807-1881) para a Maçonaria Universal, que é tido por muitos como o “conjunto de regras imutáveis que deve nortear a maçonaria”, lemos que:
    · XVIII - Por este Landmark, os cadidatos à Iniciação devem ser isentos de defeitos ou mutilações, livres de nascimento e maiores. Uma mulher, um aleijado ou um escravo não podem ingressar na Fraternidade.
    Estive visitando alguns sites de Lojas e Potências Maçônicas e qual não foi minha surpresa quando me deparei com uma foto de um maçom vestido em trajes de Mestre, em uma loja francesa, em uma cadeira de rodas e com facies típicas de portador de esclerose múltipla!
    Já tinha parado para pensar outras vezes sobre o assunto “necessidades especiais e maçonaria”, até mesmo por questões particulares e familiares, mas até então, desconhecia a existência de maçons com tal grau de deficiência. Foi aí que reacendeu em mim o questionamento sobre alguns Landmarks da Maçonaria, como o Landmark 18 de Albert Mackey transcrito anteriormente.
    Se a Maçonaria se vale dos preceitos de Igualdade, Fraternidade, Liberdade e União, defendendo-os e propagando-os, como pode ter como regra básica de conduta um “artigo” de cunho tão retroativo e preconceituoso?
    Se no passado, mulheres, deficientes físicos e “escravos”, não eram tidos como seres humanos em pé de igualdade com os “homens”, esse tempo passou e muita água rolou por de baixo da ponte da história.
    Outra incongruência desmedida é o fato de a Maçonaria primar

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por colocarem em prática o lema/preceito, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que com o passar do tempo outros irmãos assim também o façam.

    ResponderExcluir